"Um inimigo do povo" de Henrik Ibsen


A história passa-se numa cidade do interior da Noruega, esta, a cidade, tem sua maior lucratividade na atividade turística que advir da Estação Balneária. O Dr. Stockmann (protagonista) inquieta-se com doenças que turistas e concidadãos apresentam e resolve investigar a água da cidade. Para sua surpresa percebe que toda a encanação de água está poluída.

Homem da ciência e com o dever de levar a verdade ao povo (como Stockmann gosta de ser qualificado). Encontra-se num beco sem saída, pois se denunciar a poluição, a cidade que tanto ama, deixará de lucrar com o turismo; e não a denunciando irá contra seus ideais. Esta dúvida o atormentou por pouco tempo, pois denuncia.

A atitude honrosa, mostrará que antes da poluição, há a poluição no governo, na imprensa, no comércio e na sociedade. Dr.Stockmann faz questão de dizer para a população que os valores atuais estão sustentados sobre a mentira e releva a sua idéia de que o povo não tem a razão, ou seja, a maioria não tem o monopólio da verdade.

Com isto, todos denominaram como “Um inimigo do povo”. Dr.Stockmann observa que sua vida neste lugar tinha acabado, pois seus familiares também recebiam represália. Por um instante resolve sair da cidade rumo ao Novo Mundo, mas certas circunstâncias o faz repensar e vê que sua permanência poderá reverter o futuro da cidade. Eilif e Morten (filhos do Dr.), 13 e 10, foram expulsos da escola. Dr. Stockmann decide que Eilif e Morten não serão mais educados pelo Estado e pede que seus filhos recrutem meninos de rua para educá-los por conta própria. E estes, “crescerem livres e dignos e com isso possam caçar os lobos da cidade”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Q isso hein!

Agora sim o blog ta ficando maneiro!
Só ta hr de colocar algum artigo novo neh...rsrs

Brincadeira...sei q ideias nao faltam pro blog o q falta pra vc é tempo msm!

bjão...te amo!

Carmélia Cândida disse...

Estou em busca de textos sobre esse livro. Que bom que encontrei esse aqui. Obrigada.