Com a nova estrutura do blog, temos a opção de selecionar os lugares que acessaram o blog (opção: FEEDJIT). Pode-se visualizar ao lado esquerdo do blog, mas para mais detalhamento pode ser selecionado o link.
Por curiosidade resolvi verificar os lugares de onde acessaram. Para minha surpresa uma pessoa do Mato Grosso do Sul da cidade de Fortaleza acessou a página. Coloquei na opção satélite, onde visualiza-se com o Google Heart. Quando fui aproximando a imagem, deparei-me com imagens cônicas, retangulares, triangulares, etc. Aproximei mais, então encontrei campos com os famosos latifúndios brasileiros. Provavelmente, são das plantações de soja e/ou milho.
Com a observação detalhada encontrei as seguintes irregularidades:
Áreas desmatadas que não respeitam os córregos; pois há uma lei que delimita uma reserva da mata no percurso do rio.
Castanheiras isoladas no campo; sabe-se que esta lei é irrelevante porque a castanheira é uma árvore frágil que não resiste por muito tempo num ecossistema degradado.(Não fica como uma irregularidade, mas como hipocrisia da lei)
Áreas extensas que não destinam uma porcentagem da área para a reserva; também fixada por lei.
Além destes pontos de irregularidades podemos refletir sobre a questão fundiária no Brasil. O Mato Grosso do Sul apresenta os maiores índices de concentração de terras no Brasil. O país ocupa o segundo lugar em concentração da propriedade fundiária no mundo. Os produtos (principalmente, a soja) plantados nesta região são os que mais utilizam a mecanização, ou seja, dispensam a mão-de-obra incitando o exôdo rural. Estas plantações ainda mantém sistemas agrícolas coloniais conhecidos como plantation, onde o mercado consumidor é o exterior. Surge a pergunta: consumimos soja, com a mesma proporção que plantamos?
Não me estenderei. Creio que os comentários acima podem servir para uma reflexão.
Blog--->Mapa--->Questão Agrária--->Reflexão
2 comentários:
Meu amigo que escreve essas coisas???
Fico muito feliz por ter um amigo intelectual como você...
Não sabia que você escrevia tão bem Gu...
Parabéns!!!!!
Nunca me esqueço de você amigo... te amo, e muitas saudades!!!!
Beeijoos
Sim, provavelmente por isso e
Postar um comentário