Diálogo entre pai e filho num ambiente burguês.

Após um dia de aula o filho espera o pai chegar do trabalho para comentar sobre o que aprendeu. A seguir um diálogo na íntegra entre pai e filho.


Filho: Pai! Hoje na aula o professor de Geografia comentou sobre o comunismo. Todo mundo participou da aula e depois da aula a gente ainda comentou.

Pai: Filho senta aqui. Eu sabia que uma hora eu teria que ter esta conversa com você. Primeiro, você precisa diferenciar o certo do errado. Eu poderia falar várias coisas erradas do comunismo, mas o principal é a herança.

Filho: Como assim pai, herança?

Pai: Sabe aquela história que lhe contei sobre seu avô? Aquela que ele tinha muito dinheiro e, infelizmente, ele morreu e eu que tive que administrar?

Filho: Sei.

Pai: Então, no comunismo esse dinheiro iria para um monte de políticos safados que pegariam tudo.

Filho: Mas pai...

Pai: Vou ser mais prático. Você sabe que estuda num dos colégios mais caros do Rio de Janeiro e isso acontece porque eu soube administrar o dinheiro que seu avô nos deixou. Numa sociedade comunista você estudaria em qualquer colégio e isso faria nenhuma diferença porque os méritos teriam que vir dos alunos.

Filho: To entendendo mais ou menos...

Pai: Por exemplo, sabe aquelas crianças que pedem dinheiro na porta do seu colégio?

Filho: Aham.

Pai: No comunismo você correria o risco de estudar na mesma escola que elas e no final, Deus te livre meu filho, trabalharia no mesmo local. E mais, poderiam ser seus amigos! Agora você entende?

Filho: Entendo.

Pai: Meu filho, espero que você tenha aproveitado tudo que lhe falei. Estes momentos nem todos seus amiguinhos têm, pois existem muitos pais irresponsáveis.

Filho: Mas o professor não falou nada disso.

Pai: Filho, vou falar pela primeira e última vez. Afasta-se dessas idéias. Essas coisas nem é bom ficar conversando.

Filho: Por que?

Pai: Eu não queria dizer isso mas, apesar de tudo os comunistas comem criancinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Não existe capitalismo sem preconceito" - Malcolm X.
Só haverá igualdade quando mudarmos nossas idéias de colonizadores e colonizados, e os "escrupulósos" do poder façam por merecer, e mudem esse nosso sistema podre...
Isso não é dito nos pupitos!