A seguir, alguns tópicos retirados do texto “Formação de professores” onde irá demonstrar princípios que os cursos de formação deverão obedecer:
• ampla formação cultural;
Como obter ampla formação cultural com uma carga horária excessiva de disciplinas por período? Por exemplo, a Geografia possui uma média de 8 disciplinas obrigatórias por período.
• contato com a realidade escolar, desde o início até o final do curso, integrando a teoria à prática pedagógica;
Inicia-se a prática institucionalizada pela universidade apenas no 5º período, ou seja, mais do que a metade do curso. E mais, a prática escolar só fica até o 6º / 7º período. Em relação à frase tão temerosa “teoria à prática” ronda um espectro sobre esta.
• domínio das novas tecnologias de comunicação e de informação e capacidade para integrá-las à prática do magistério;
Tópico difícil de executá-lo pelo fato dos institutos estarem com uma infra-estrutura precária. Elementos básicos encontram-se em difícil acesso, pois as instâncias (pós-graduação, mestrado, doutorado) que possuem tal aparato tecnológico não disponibiliza para os cursos de graduação-licenciatura.
• análise dos temas atuais da sociedade, da cultura e da economia;
Este tópico toca no mesmo problema operacional do primeiro citado acima, neste trabalho. Pois o que atrapalha é a carga horária demasiada imposta pelo curso fazendo com que o graduando fique confinado as matérias da faculdade, ou seja, alheio a temas relacionados à sociedade.
• trabalho coletivo interdisciplinar;
Um ponto extremamente difícil devido à carga horária estipulada pelos cursos. E mais tarde encontrará a mesma dificuldade na sala de aula quando o professor tiver lecionando em diversas escolas quase ao mesmo tempo.
• inclusão das questões relativas à educação dos alunos com necessidades especiais e das questões de gênero e de etnia nos programas de formação;
Um tema importante que deve ser estudado e articulado antes de ser exposto na sala de aula, pois seu tema é necessário ser debatido com orientação. No entanto, dois anos e meio de graduação (licenciatura-bacharelado) não presenciei um debate com este tema.
5 comentários:
Hum...mt bem escrito esse texto sobre a hipocrisia nas leis direcionadas a formação do professor e a verdade q nós mesmos sentimos na pele...
Af!
Nem comente.
Meu irmão se formou em pedagogia no ano passado. Chegava a doer no peito a revolta dele com o curso. Isso sem falar nos estágios em que ele via a falta de profissionalismo dos professores já macacos velhos.
É revoltante.
Belo texto.
Besos.
sim...bem simples vc fazer parte do blogsblog
só clicar em cima, pode ser lá pelo mundo a fora mesmo, ai vc entra no site, faz o cadastro, reclama seu blog e depois é só receber muitas visitas, pois como te falei cada vez q vc entra em um blog, fica seu registro, porém tem q está logado... espero q consiga, assim meus visitantes te visitarão tbm \o/
me mantenha informada ta e se não conseguir posso fazer para vc, me manda teu msn.
bjoka
Gustavo.
O problema não é a "lei" e sim o currículo das faculdades. O que se pretende é que o próprio currículo do curso permita que o aluno tenha uma formação cultural ampla. Como? Por exemplo, articulando os conhecimentos específicos da área a outros como cinema, literatura, artes plásticas. O mesmo se poderia dizer em relação à interdisciplinaridade. Articulação entre os conteúdos das diferentes áreas já deveria fazer parte dos programas das disciplinas do curso. Então, o problema não é a "lei" e sim como a sua faculdade está elaborando seu currículo e a ementa dos cursos que oferece.
Oi Laura,
minha Universidade estadual do Rio de Janeiro...
O curso é a Geografia que no ultimo curriculo aumentou 1/2 ano, ou seja, agora o Geografo se forma com 9 periodos no minimo. Numa media de 8 disciplinas por semestre.
Para o aluno buscar um link com outras disciplinas, isso, partirá dele e não da faculdade... Então no inicio do periodo da para buscar este link, mas para o o meio do periodo não da para fazer nada de tanta disciplina exigindo coisas...
Não serei hipocrita...Da para fazer 5 disciplinas, mas quando terminarei?
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