“Segregação social, discriminação racial”

“ ‘Segregação social, discriminação racial’ com parte da letra da música ‘Segregação’ da Banda Ponto de Equilíbrio, verificamos que a segregação social pode ser representada no espaço urbano. Isto se deve ao fato da cidade,por exemplo, do Rio de Janeiro ter dois tipos claros de segregação sócio-espacial:

(1) A auto-segregação que se refere à possibilidade das classes sociais de maior renda de escolher os melhores lugares (bairros e condomínios fechados) para se estabelecerem ou morarem, por exemplo, Barra da Tijuca;

(2) A segregação imposta deriva do próprio sistema capitalista, onde, para o cidadão de baixa renda, não existe a opção de acesso a terra, ao apartamento ou a casa ‘bem-localizada’. Resta-lhe a opção da periferia, da favela ou do cortiço.

Verifica-se no espaço urbano, a segregação sócio-espacial espacializada a partir da divisão de classes sociais mantidas nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Em relação a ‘discriminação racial’ citada na música podemos fazer uma analogia a mais recente pesquisa realizada pelo IBGE, onde constata que a distribuição da população negra brasileira ainda hoje reflete o período de escravidão, havendo uma alta concentração de negros residindo próximos aos portos que receberam escravos vindos da África, durante o período escravagista.

AZEVEDO, Gustavo Ferreira de. 2008


Texto elaborado para apresentar na aula de urbanização no pré vestibular comunitário - Almirante Negro.

Um comentário:

Débora Aligieri disse...

Pois é companheiro, basta ver nas novelas da globo, típicas representações da sociedade carioca, os papéis relegados aos negros. Ainda demora um pouco pra isso mudar, porque sequer reconhecemos que há preconceito. Mas, não devemos desanimar, temos que lutar pela igualdade de oportunidades, e por todos os direitos consagrados na Constituição Federal, até que todos sejam de fato iguais em direitos e deveres. Abraços.