Mapeando Josué de Castro

No ano de 2012 apresentei a monografia intitulada de "Josué de Castro e sua Contribuição Intelectual para a Geografia". A monografia foi o trabalho de conclusão de curso em Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados em que cheguei foram que Josué de Castro teve 3 fases intelectuais, sendo elas: "a primeira fase da produção intelectual do autor se estende de 1932 a 1939, o Josué médico, fisiologista, literato e regionalista. A segunda fase, entre 1946 e 1957, o Josué geógrafo, político e cosmopolita, denunciando a fome no Brasil e no mundo. A terceira fase, de 1965 a 1971, o Josué exilado, pensando e discutindo o Brasil e a América Latina, lutando contra o subdesenvolvimento e o autoritarismo da ditadura."(AZEVEDO, Gustavo F.). A seguir, alguns dados dos materiais produzidos a partir da pesquisa e breves comentários:

 1. Aproximação dos Locais de Publicação por Fase:

Neste gráfico é possível observar as três fases de Josué de Castro e as publicações relacionadas. Na fase 1, há uma participação importante de publicações no Nordeste, caminhando para o Rio de Janeiro. Na fase 2, como visualizável pela espessura da seta, o Rio de Janeiro é o que mais participa em locais de publicação, tendo publicações em São Paulo e México. Na fase 3, as publicações se concentram em São Paulo (uma cidade internacionalista/cosmopolita) e em outros países. Na última fase, não publica no Rio de Janeiro.

 2. Publicação em Livros na Escala Nacional e Internacional


Este gráfico apresenta, através da espessura das setas, a maior quantidade de livros publicados, segundo as categorias Nacional e Internacional.

 3. Número de Livros por Local de Publicação
No gráfico de pizza acima é possível visualizar os números de publicações por local. É necessário passar o cursor no gráfico para saber o local que diz respeito.

 4. Número de Livros por Escala Nacional e Internacional


Este gráfico apresenta a porcentagem de publicações de Josué de Castro segundo a escala nacional e internacional. Sendo 8 livros publicados intercionalmente e 23 no Brasil.

 5. Mapa das Publicações em Livros de Josué de Castro

Obs: O mapa é interativo! Cada ponto apresenta o livro publicado. No RJ e SP deve ser aproximado para ver todas as publicações.

O mapa acima mostra a espacialização das publicações da obra de Josué de Castro. Os pontos com cor verde correspondem a primeira fase (1932 a 1939, o Josué médico, fisiologista, literato e regionalista). Os pontos com cor amarela estão relacionados com a segunda fase (1946 e 1957, o Josué geógrafo, político e cosmopolita, denunciando a fome no Brasil e no mundo). Por último, os pontos com cor vermelha estão associados a terceira fase (1965 a 1971, o Josué exilado, pensando e discutindo o Brasil e a América Latina, lutando contra o subdesenvolvimento e o autoritarismo da ditadura).

Conclusão

Não pretendo me alongar nesta conclusão porque existe a monografia que tem a densidade dos dados e a explicação de todo o processo metodológico para chegar aos resultados acima. O importante mencionar é que durante o processo de construção do trabalho identifiquei três instância que serviram para orientar a pesquisa, sendo elas: Estrutura Individual, Estrutura Coletiva e Território Geográfico da Vida. Esta identificação das instâncias foi através do estudo dos autores marxistas como Lukacs (obra referencial deste assunto é A Teoria do Romance) e Lucien Goldamn (obra Sociologia do Romance). Foi fundamental a orientação da professor Mônica Sampaio Machado que tem trabalhos relacionados com o estudo da obra de geógrafos.

Referência:

AZEVEDO, Gustavo F. Josué de Castro e sua contribuição intelectual para a Geografia.Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Monica Sampaio Machado, 2012.


Nenhum comentário: