Entendendo a sociedade em que vivemos!



Em nossa sociedade existem várias desigualdades sociais um dos motivos é termos uma sociedade composta por duas classes. Uma é a classe popular, onde dentro dela existem trabalhadores de carteira assinada, trabalhadores sem carteira assinada (camelô, por exemplo), camponeses, desempregados, sem-terra, sem-teto, indígenas, etc. A outra é a classe dominante que é composta por donos de indústrias, donos de empresas, presidentes de empresas, fazendeiros, etc. Ou seja, basicamente a nossa sociedade se divide entre pobres e ricos!

 
Com isto vamos ter classe dominante que concentra casas vazias para especulação ou para alugar, fazendas sem plantar ou com plantações que não atendem os trabalhadores, empresas e indústrias que pagam baixos salários aos trabalhadores e trabalhadoras, retiram terras de indígenas e de camponeses, financiam políticos corruptos para defenderem seus interesses, etc. De outro lado temos a classe popular, que se organiza para lutar contra esta sociedade fazendo greve por melhores condições de trabalho, organizam-se para ocupar um prédio vazio para torná-lo moradia, organizam-se para ocupar fazendas e plantar, elegem políticos que participam de suas lutas, etc.
Finalizando, a classe dominante luta pela reprodução da atual sociedade que coloca em primeiro lugar o dinheiro. A classe popular, luta por uma outra sociedade que coloca, a vida, em primeiro lugar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá trata-se a 3ª vez que vi a tua página e gostei imenso!Bom Trabalho!
Adeus