Quais são seus princípios inegociáveis?

Primeiro, o que é um princípio? Pelas definições prontas chegamos:

“Fonte ou causa de uma ação” Dicionário Aurélio.

“Pontode partida; Norma de conduta; Modo de ver; opinião, parecer: Sempre
fiel aos seus princípios; Doutrinas fundamentais ou opiniões
predominantes: Princípios políticos.” Dicionário Michaelis.

Será que é isto mesmo? Para mim, princípio é uma coisa “hormonal” que é construída socialmente e torna-se como ponto de partida para as práticas cotidianas. Os princípios norteiam o indivíduo a partir do momento que ele é internalizado e começa a fazer sentido defendê-lo. Os meus princípios inegociáveis são justiça, igualdade, solidariedade e Indignação. Contudo definir princípios é extremamente difícil porque no fundo são sentimentos importantíssimos que carregamos e talvez as palavras não consigam expressar.

Apesar de servir individualmente esta pergunta é também necessária fazê-la para as entidades civis. Por exemplo, resolvi fazer esta pergunta no Seminário Interno da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) do Rio de Janeiro e Niterói a qual faço parte como coordenador de comunicação e a resposta foi a seguinte: “horinzontalidade entre os sócios; autonomia das seções locais; e gestão coletiva”.

Fica a pergunta para voce e para sua entidade (caso faça parte de uma). Gustavo Azevedo, Geógrafo e Educador.

Um comentário:

Geografia Digital... disse...

Cara,
no site de todas, se não da maioria, as empresas, pelo menos as de grande porte, o sentido da palavra 'principio' é talvez explorado da forma como voce coloca. Visto que no site delas é apresentado sempre uma sessão 'quem somos', por exmeplo.
Possivelmente a idéia é humanizar a empresa. Pra quem estuda marketing isso deve até ter um 'nome'. um conceito pra se fundamentar a necessidade disso.
Mas ai eu questiono ai, qual a diferença de principios para valores? quais seus principios é diferente de quais seus valores?

abraço