O século passado foi palco das revoluções que apresentavam propostas para uma sociedade mais igualitária. Infelizmente, nasci no seu final na penúltima década e só fui conhecer de fato as revoluções no século XXI.
Na verdade conheci tentativas de revoluções, revoluções que se declinaram e revoluções triunfantes. Também conheci ditaduras que na maioria se instalaram após golpes em cima destas revoluções.
Nas tentativas de revoluções enumero apenas algumas que me surgem em mente. A primeira foi elaborada por Carlos Prestes no Brasil que teve a proposta de implantar o sistema comunista após ter percorrido o Brasil juntando diversos militantes e ter conhecido as mazelas do capitalismo no nosso território.
A segunda que rapidamente vem na minha mente é a tentativa de um governo socialista por vias democráticas no Chile, liderada por Salvador Allende. Após esta tentativa de revolução solicitada pelo povo o capitalismo com suas táticas implantou uma ditadura militar liderada por Pinochet que na verdade era apenas um fantoche do capitalismo internacional.
As revoluções que se declinaram no decorrer da história foram a das Repúblicas Socialistas Soviéticas e da China. Resumidamente, o da URSS de fato nos anos iniciais melhorou as condições de vida dos trabalhadores na Rússia, porém no decorrer da História a URSS caiu na fragilidade de competir com os Estados Unidos da América de quem seria o status de maior potência (Guerra Fria) e para isto teve atitudes questionáveis que tentaram justificar com seus fins.
Outra que também declinou no decorrer da História foi a chinesa que atualmente continua com o rótulo de comunista, porém tem atitudes idênticas a um país capitalista de industrialização tardia. Por que "capitalista de industrialização tardia"? Porque infelizmente são estes países que apresentam as maiores explorações em cima do trabalhador, principalmente, o trabalhador sem qualificação (mão-de-obra barata). E com isto, os países centrais conseguem manter salários altos para seus trabalhadores.
A revolução triunfante que mais me emociona é a cubana mesmo com os erros ela se apresenta como a mais democrática e dialética para a História. Resistente ao embargo econômico norte-americano mostrou-se uma alternativa no quintal do país mais desumano do mundo. Apesar dos meios de comunicação capitalistas nacionais (leia-se Veja, Globo, Band, SBT etc) estarem sempre conspirando para o declínio da Revolução, esta se mantém na vanguarda da alternativa para ‘um outro mundo possível’.
Para a juventude resta se solidarizar mais com os que não possuem nada e se unir através de movimentos sociais, pastorais, movimentos estudantis e partidos. Pois só através do debate político que os interesses da sociedade prevalecerão sobre o interesse do capital.
Por que ‘’sim’’ no título? Porque um cristão que agrega forças para lutar a favor do interesse da sociedade tem sempre a esperança, assim como Jesus Cristo a teve, de modificar o mundo.
Um comentário:
Que isso hein meu filho!? Tá escrevendo pra c*¨#!"+§...
Postar um comentário