As inúmeras tentativas da ideologia dominante de propagar a idéia de que a individualidade é a única maneira de melhorar a sua própria vida. Encontrou no decorrer dos anos movimentos sociais que vão de encontro com a idéia individualista e demonstram que a solidariedade com o próximo é mais produtiva.
Os movimentos sociais que buscam na solidariedade a razão da sua existência, sofreram oscilações na História. Para este texto, decidimos analisar superficialmente os movimentos sociais no Brasil a partir da década de 1980 que apesar de estarmos sob anos de repressão militar os movimentos sociais surgiram como estopim dos gritantes problemas sociais existentes.
Nos anos 80 tivemos o surgimento do Movimento dos Sem Terras na região sul do país devido a existência da concentração fundiária com os grandes latifúndios de nacionais e internacionais na região. Com tal situação o campesinato se mobiliza através do MST para a luta social com o apoio da sociedade.
Ainda nos anos 80 o movimento das Diretas Já que buscava a redemocratização do país levou milhares de pessoas as ruas do Brasil reivindicando o voto para todos os cargos políticos. A sociedade compareceu maciçamente as ruas dando um basta aos 20 anos de ditadura militar (64 a 84) que haviam endurecido o Brasil.
Um parêntese importante a ser feito dentro da década de 1980 é o da mobilização dos movimentos sindicais, sobretudo na região industrializada do ABC paulista que teve como líder Luis Inácio "Lula" da Silva.
Apesar do historiador Eric Hobsbawn dizer que a História do século XX havia acabado com a queda do muro de Berlim (1989) e o fim da URSS (1991). No Brasil, em 1992 Fernando Collor de Mello deixa a presidência do Brasil depois da população insatisfeita exigir o impeachment devido à acusação de corrupção e medidas impopulares.
A década de 1990, como um todo, representou para os movimentos sociais, uma década de difícil mobilização devido, principalmente, ao governo neoliberal que se instalara no Brasil em 1994 ficando até 2002. Este governo (FHC) toma como parâmetro a negociata dos aparelhos estatais fazendo com que o Estado ficasse frágil diante do capital internacional.
Com a entrada do século XXI os movimentos sociais e atividades solidárias retomam o espaço na sociedade. Além de movimentos como MST voltar a sua agenda de lutas, destaco dois movimentos que vem ganhando importância na sociedade como o Fórum Social Mundial e Pré Vestibulares Comunitários.
O Fórum Social Mundial surgiu em 2005 com o intuito de questionar a direção que o capitalismo globalizado direciona a sociedade. E, com isto apresentam propostas amplamente debatidas durante o evento anual. Contudo, o movimento tem como máxima "um outro mundo é possível".
Os Pré Vestibulares Comunitários (PVC) são atitudes solidárias de pessoas que almejam uma universidade mais democrática e que para isto ensinam a estudantes que não tem possibilidade de pagar caríssimos cursos preparatórios. Muita das vezes, os lugares destes PVC's são em salas cedidas por igrejas, centro comunitário, universidade etc.
Este texto não teve a pretensão de analisar cientificamente os movimentos sociais e os acontecimentos históricos. Porém, tem a intenção de apresentar movimentos ainda marginais devido a ideologia dominante que conta com o apoio da mídia não querer divulgar movimentos que surgem e se mantém a partir de coletividades. É muito mais fácil e interessante colocar como paradigma um indivíduo que conseguiu vencer na vida por meios próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário