Ditadura capitalista reproduzida na televisão dos lares brasileños!


Televisão 98%
Rádio 89%
Celular 74%
Telefone fixo 45%
Computador 24%

Dados retirados do jornal O Globo do dia 24/03/08, no Caderno de Informática. Referente aos lares brasileiros entrevistados.

Comunico de antemão que o texto a seguir é uma visão subjetiva e uma análise rápida dos dados. Esta apresentação não digerida, ou seja, crua dos dados é pelo fato de estar atarefado, pois no momento sou: professor voluntário; estudante de Geografia; filho; e assalariado. Tais compromissos que dificultam o tempo para o ócio.

Vamos meditar...

O que é a televisão num país subdesenvolvido, onde sua população não tem o hábito (e nem a curiosidade) da leitura? A televisão esta em 98% das residências brasileiras e sinônimo de televisão é Rede Globo. Então, entra uma outra questão: O que é a Rede Globo de Televisão? Infelizmente só tem a declarar suas mazelas, alguns exemplos: tendenciar as suas matérias em prol do benefício da ideologia da instituição; “destrói toda gente com a sua novela” (Zé do Caroço, música de Leci Brandão) com temas insignificantes que menospreza a diversidade cultural e racial do nosso povo; boicota pessoas representantes da nossa cultura que tem posicionamentos diferentes do seu; interferência na política nacional como visto em 1989 quando a disputa era Collor e Lula, onde a mesma tendenciou a vitória do Collor.

Mas não é apenas o “plim-plim” que subestima o povo uma emissora relativamente grande como a Record também tem suas mazelas. A mesma apresentou uma matéria biográfica sobra a vida de “seu líder”, o Bispo “Macete” dono da emissora. Lembrando... O bispo “Macete” é acusado de estelionato pela a Polícia Federal. O que não houve nenhuma menção a este respeito. Para quem quiser o Youtube disponibiliza o vídeo “Bispo Macedo ensinando como roubar dos tolos”, onde é possível ver o bispo encinando a outros pastores o “Macete” de roubar.(os que tiverem medo de clicar, procure no youtube pelo nome especificado).Não deixem de Ver!!!

Poderia ficar dizendo as mazelas de cada emissora de canal aberto (e fechado), mas seria maçante. No entanto concluo:

Enquanto houver a ditadura capitalista que se reproduz na TV, haverá a imposição ideológica. A demasia de fdilmes e desenhos norte americanos (país simbolo do capitalismo) é um exemplo da imposição. A televisão tem responsabilidade na contrução social do país, porém a ideologia neoliberal legitima a atitude “neutra” das emissoras que na verdade é extremamante nociva a sociedade e para ridicularizar denominam-se representates da democracia.

Creio que a internet, quando possibilitar um acesso amplo na sociedade, mostrará as diversas fontes de informação e possibilitará a suatroca. Pois o inverso, a televisão, o telespectador assume o papel de passivo. Enfim, a internet pode ser o meio mais anárquico de se produzir informação como exemplo temos a Wikipédia que é a maior enciclopédia do mundo e a mais acessada. Sua produção é referente a seus usuários.

Só temos computadores em 24% dos lares entrevistados.

Um comentário:

Neiva Ferreira disse...

Concordo plenamente com tudo!